terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Values

O Rock n Roll nunca teve fama de bom moço, aos pesquisarmos sua origens e sua estória, encontramos frequentemente associados a esse estilo musical, palavras como “Rebeldia”, “Drogas”, “Sexo”, “Satanismo”, etc. Claro que com um currículo assim, não é de se estranhar a que a sociedade a luz do nascimento do estilo, o via com ar de perigoso, por incitar supostamente os jovens a rebeldia, logo o estilo, pelo menos durante as primeiras décadas pós nascimento ( e até os dias atuais, ainda há uma “má vontade” com o estilo) nunca foi referência de valores para a sociedade.

Mais aquela primeira geração que cresceu sob sua música, adquiriu parte de seus valores, esses transmitidos a eles por ídolos como Chuck Berry, Jerry Lee Lewis, Elvis Presley, John Lennon, Mick Jagger, entre outros, pessoas vistas como subversivas naquela época, perigosas, comunistas, drogadas, promiscuas, um leque dos mais variados adjetivos “pejorativos” possíveis.

Hoje eu vejo um mundo diferente, os valores são transmitidos aos nossos jovens, por pessoas como Tati Quebra Barraco, Justin Bieber, Amy Winehouse, Marcola, Fernandinho Beira Mar, Capitão Nascimento, e eu fico me perguntando, será que os valores transmitidos hoje, são muito melhores que os valores transmitidos por todos os aqueles heróis das décadas passadas ?*

O quão era realmente “perigosa” essa música se comparada aos valores que são transmitidos aos nossos jovens hoje ? *

O Ano é 1968 em alguma High School Norte-Americana, uma professora escreve na lousa:

“Values” ( Valores)
Professora (Srta White): Valores, onde adquirimos nossos valores ?
Winnie Cooper: Na escola.
Kevin Arnold: Nossos pais.
Aluno: Os Beatles ?
Classe: risos
Professora (Srta White): Isso mesmo! Adquirimos nossos valores e gostos também com nossos heróis culturais.


Trecho do episódio Angel ( O Anjo) do seriado Anos Incríveis, exibido durante a década de 90 pela TV cultura e Rede Bandeirantes.

*A resposta é simples, os valores mudam, as coisas mudam, mais a grande questão é, porque sempre mudam para pior ? Antigamente, nossos heróis cantavam coisas simples, sobre o amor, a juventude, a vida, hoje em dia, a dicção é muitas vezes tão ruim, que nem entendemos o que realmente falam, às vezes e até melhor nem entender.

Um comentário:

  1. Você é realmente excelente. Velho, a parte da dicção arrancou risos deste pobre crápula que comenta.
    Velho, a alienação nunca esteve tão elevada, os meios de comunicação e setores na sociedade induzem ao ostracismo intelectual.
    Profetas diziam da criação de mecanismos de castração da mente, encontramos no Admirável Mundo Novo, 1984, Laranja Mecânica entre outros. Hoje os ouvidos são treinados para ser surdos, a boca para ser muda e os olhos para ser cegos.

    abraços Irmão.

    ResponderExcluir